quarta-feira, 16 de março de 2016

06 Testes Básicos no Ar Condicionado

| |







São testes que, geralmente, são aplicados por profissionais 

antes de prosseguir para uma análise mecânica com ferramentas de medição. Com essas práticas, o proprietário aumenta seu conhecimeto na operação do ar-condiconado e contribui para agilidade em solucionar seu problema.



01 - Trocar as pilhas do controle remoto
Embora a maioria dos equipamentos venham com pilhas, estas podem estar descarregadas. Para garantir é melhor comprar uma marca conhecida, devido a qualidade duvidosa das enviadas com o equipamento. Cuidados com as pilhas evita que as mesmas “vazem” e danifiquem o controle remoto. A capacidade de comunicação entre a máquina e o controle remoto é influenciado pela distância, as pilhas influenciam nessa questão (como as TVs).

02 - Certificar-se que foi emitido o som de “bip”.
Quando acionado ou regulado, com o controle remoto, o som de “bip” no ar condicionado confirma que o comando foi enviado e a princípio o controle está funcionando. Cada modelo e marca de ar condicionado tem algumas variações de comando, sendo normal errar a função ou confundir as teclas.

03 - A função escolhida esta adequada
Quando acionado ou regulado o equipamento, observar se a função e temperatura escolhida está adequada  para a necessidade ou se não foi acionado função de “timer” acidentalmente.  Como exemplo, ligar para aquecer ou na função automático, no lugar de esfriar, pode fazer com que o ar condicionado não execute nenhuma função, devido a característica deste comando de não ventilar constantemente. Para desprogramar alguma função do ar condicionado, proceder desligando a energia.

04 - Reiniciar o sistema
Assim como nos computadores, o sistema eletrônico dos equipamentos de ar condicionado tem processador e memória, a parte mecânica tem dispositivos que “desligam” alguma função temporariamente.
- Retirar energia (desligar o disjuntor ou plug da tomada)
- Testar com o controle remoto, para descarregar energia armazenada no sistema     eletrônico.
 - Ligar novamente para testar.
Isso ocorre por diversos motivos e não necessariamente sua máquina está com defeito permanente, o exemplo mais simples é uma variação passageira na alimentação elétrica.

05 - Apagar a luz do ambiente
Alguns tipos de lâmpadas influenciam na leitura entre o ar condicionado e controle remoto, mesmo os que já estão instalados na mesma condição a muito tempo. Apague as luzes do ambiente e proceda como na dica 04.
Caso venha ser este o problema, é mais fácil, rápido  e barato a opção de trocar uma lâmpada do que uma placa eletrônica ou sensor do ar condicionado.
Lembrando que este não é um defeito e sim uma interferência, isso ocorre devido ao comprimento de onda emitido pela luz.


06 - Verificar os filtros da máquina
A limpeza dos filtros do ar condicionado vem descrito no manual como prática para o usuário, geralmente mensal.
Deixar de limpar implica em redução da quantidade de vento que a evaporadora produz, causando diminuição na eficiência, vibração, congelamento entre outros problemas.
Se após a limpeza dos filtros, foi regularizada a situação, é um sinal que o equipamento está necessitando de uma limpeza geral, que deve ser executado por um profissional em um intervalo de 12 a 18 meses, de acordo com o uso.

Conclusão
Você executou todos os testes e o problema persiste, é hora de executar outros testes que cabem somente ao profissional qualificado para encontrar o defeito e a causa.

Quando o equipamento, foi comprado seguindo as normas do fabricante quanto a tamanho e carga térmica para o ambiente, foi instalado adequadamente, com os procedimentos técnicos sendo realizado pelo profissional capacitado, um equipamento de ar condicionado deve ter uma durabilidade superior a 10 anos.

0 comentários:

Postar um comentário

cnpj 20.313.172/0001-22

Somos instaladores autorizados das melhores empresas de ar condicionado do brasil.